A Prefeitura de Catanduva realizou uma força-tarefa para desocupação e limpeza de uma área de proteção permanente (APP) localizada na avenida Kionary Uemura, na manhã da sexta-feira, dia 16. O trabalho foi realizado por equipes das secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde, com apoio da Guarda Civil Municipal.
De acordo com relatório de acompanhamento, o local vinha sendo utilizado irregularmente como depósito de materiais recicláveis, sucatas, carros velhos e até para a criação de porcos e galinhas.
Até um poço chegou a ser perfurado, onde agentes de endemias encontraram larvas. Dentre as preocupações, está o risco de contaminação do lençol freático, bem como do próprio rio São Domingos, que corre ao lado da área.
Os materiais acumulados foram retirados por caminhões da Prefeitura e toda a área foi devidamente organizada pelas equipes.
O problema vinha sendo monitorado, após denúncias. O responsável pela prática foi identificado e notificado, com antecedência, a regularizar a situação. Devido às condições evidenciadas, as punições administrativas foram aplicadas.
Fonte: Assessoria/Prefeitura